Aguarde...
Av. Castelo Branco, 245 - Sala 104 - Jardim Petrópolis | Varginha/MG

Para que sua saúde ocular esteja sempre em dia, selecionamos 3 hábitos que fazem muito mal aos olhos. O mais curioso é que talvez você os pratique desconhecendo os seus malefícios.

Confira abaixo:

1) Esfregar os olhos

Ao sentir aquela coceirinha, ou a percepção de um corpo estranho nos olhos, a primeira coisa que pensamos em fazer é esfregá-los para que o desconforto passe.

Há pessoas que praticam esse ato desmedidamente, sem notar que um movimento ingênuo pode fazer muito mal à saúde ocular. E sabe por quê? O risco de uma conjuntivite infecciosa aumenta ao esfregar os olhos com as mãos sujas, pois elas podem transportar bactérias e outros agentes infecciosos.

A higienização das mãos é essencial em todo momento do dia para garantir que as impurezas que elas carregam estejam em quantidade reduzida. No entanto, ao coçar a região ocular, estamos passando toda a sujeira das mãos para ela, levando os olhos a ficar ainda mais irritados.

Por ser uma área muito sensível, ao esfregar a região várias vezes você causará um acúmulo de pequenas deformações. Com o tempo, isso pode promover ou favorecer a ocorrência de ceratocone, doença progressiva na qual a córnea se torna cada vez mais cônica.

Em longo prazo, a coceira excessiva e intensa pode levar a um descolamento de retina, podendo afetar a formação da visão, já que se trata de uma membrana essencial para transmitir impulsos elétricos ligados a esse sentido. Há casos em que o descolamento não pode ser totalmente reversível; em outros, o procedimento cirúrgico é indicado.

O que fazer se a coceira insistir? Procure fazer compressas geladas, lavar com soro fisiológico ou utilizar colírios lubrificantes e antialérgicos prescritos por seu oftalmologista.

 

2) Ler em ambientes escuros

Ler em lugares mais escuros não faz mal para a saúde dos olhos de maneira definitiva e não é responsável por causar problemas como miopia ou astigmatismo, por exemplo. Apesar disso, é um hábito que aumenta o cansaço da visão, aumenta as dores de cabeça e também diminui a qualidade de leitura em geral.

 

3) Dormir com maquiagem

Ficar maquiada durante o sono aumenta a chance de infecções como conjuntivite e alergias na pele, muitas vezes percebidas por inchaço nas pálpebras, vermelhidão e coceira, além da sensação de corpo estranho dentro dos olhos.

Isso acontece porque os produtos obstruem os poros das glândulas das pálpebras. A gordura produzida ali serve para manter o brilho do olhar e fazer com que a pálpebra deslize facilmente sobre a córnea, sem arranhar. A maquiagem não retirada entra no poro e forma uma espécie de rolha, entupindo essa saída. Presa dentro da glândula, a gordura pode inflamar (a pálpebra fica vermelha e dolorida) ou provocar terçol.

É muito importante que, a qualquer sinal de incômodo nos olhos, você procure um oftalmologista. Ele é o especialista que irá te orientar, de forma correta, nos procedimentos adequados.

Comentários

Categorias