Aguarde...
Av. Castelo Branco, 245 - Sala 104 - Jardim Petrópolis | Varginha/MG

SERÁ QUE A OBESIDADE PODE INFLUENCIAR NA SAÚDE DOS SEUS OLHOS?

Quando pensamos no excesso de açúcares e gorduras no organismo, logo associamos à doenças cardiovasculares, como infarto no coração e AVC, diabetes, e doenças osteomusculares, aquelas que ocorrem nos tendões, nos músculos e outros, por causa do sobrepeso, por exemplo. No entanto, o excesso de peso, além dos efeitos citados, pode também trazer problemas para a visão.

COMO ISSO ACONTECE?
A obesidade não afeta diretamente a visão, ou seja, não é porque a pessoa é obesa que necessariamente terá sua saúde ocular defasada, porém a chance é maior neste grupo por causa dos efeitos de outros problemas gerados por ela, como diabetes e hipertensão arterial, por exemplo. Ambas as desregulações estão associadas à incidência de doenças oculares sérias, como como o Glaucoma, Catarata e a Degeneração Macular Relacionada à Idade, DMRI. E tudo isso tem a ver com a desregulação causada pelo sobre peso, aumento da taxa de glicose no sangue e danos nos tecidos.

1. DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE
Como diz o próprio nome, a DMRI afeta a ÁREA CENTRAL DA RETINA, chamada de MÁCULA. Com o envelhecimento, essa região corre o risco de perder sua estrutura normal, o que afeta diretamente a visão e é, atualmente, a principal causa de CEGUEIRA em pessoas acima de 65 anos. A Degeneração Macular Relacionada à Idade, DMRI, pode se apresentar de duas maneiras:

• A forma seca ou não-exsudativa, que compreende cerca de 90% dos casos, acontece quando as complicações ocorrem de forma mais lenta, pode haver a formação de drusas, espécie de “cristais”, no fundo do olho e atrofia das células fotorreceptoras da retina.
• Os outros 10% dos casos compreendem a forma úmida ou exsudativa, caracterizada pela formação de vasos sanguíneos anormais sob a retina, que alteram sua anatomia e aceleram o processo de perda irreversível da visão central.

A OBESIDADE é um dos fatores de risco para o desenvolvimento de DMRI, assim como o Tabagismo, doenças cardiovasculares e hipertensão arterial, por exemplo. Os especialistas afirmam que o excesso de peso está associado também a uma maior concentração dos chamados produtos de glicação avançada que afetariam a retina.
Além disso, no caso de pacientes obesos que desenvolvem DIABETES, a hiperglicemia na corrente sanguínea pode levar a RETINOPATIA DIABÉTICA. Esta doença acontece quando os vasos sanguíneos da região da retina são danificados pelo excesso de glicose ao longo dos anos, não aguentam os danos e também o aumento da pressão e se rompem ou deixam vazar fluidos, distorcendo a visão.

2. GLAUCOMA
Para deixar claro, o glaucoma é uma lesão progressiva do NERVO ÓPTICO, que é associada à pressão ocular elevada, mas nem sempre. Com o acúmulo de danos no nervo óptico, ocorre a perda de visão e cegueira irreversível.
O glaucoma pode ser de ângulo aberto, que é mais frequente e mais comum entre os obesos, em que os canais de drenagem dos olhos vão sendo gradualmente obstruídos por partículas minúsculas e microscópicas ao longo de meses ou anos. A pressão ocular aumenta lentamente, pois o líquido é produzido normalmente, mas sua drenagem é lenta, o que leva o aumento gradativo das lesões no nervo óptico. No caso dos obesos e diabéticos, acredita-se que a hiperglicemia leva ao acúmulo de glicose e substâncias nesta região do olho.
Além desse, pode ser de ângulo fechado, em que os canais de drenagem nos olhos ficam bloqueados ou fechados porque o ângulo entre a íris e a córnea é muito estreito. Este bloqueio pode acontecer de repente, o chamado glaucoma de ângulo fechado agudo, ou lentamente, glaucoma de ângulo fechado crônico.

3. CATARATA
A catarata nada mais é do que a opacidade do CRISTALINO, a chamada “lente do olho”. Isso normalmente acontece por causa do acúmulo de diversas substâncias, como proteínas e até glicose, na região. A opacidade do cristalino leva a cegueira, e esta é a principal causa de cegueira em idosos no mundo todo. A obesidade também é um dos fatores de risco para catarata, assim como a diabetes.

Comentários

Categorias